Os cuidados fundamentais para o armazenamento de grãos
Se você é produtor rural, o controle de qualidade e otimização da distribuição da produção deve ser uma de suas principais preocupações. Como solução, existem diversos tipos de armazenamento de grãos que podem ser utilizados, entre eles estão os silos de armazenamento.
Os silos metálicos são opções viáveis graças a uma série de vantagens e cuidados durante o processo de armazenamento, que iremos discorrer durante este artigo. Entre as possibilidades apresentadas por este modelo, está a oportunidade de comercializar os grãos em um momento mais rentável, a fim de evitar perda de dinheiro durante a pós-colheita.
A Porto Cereais, em acordo com o mercado de agronegócio, exige e entrega critérios rigorosos para que após a colheita e secagem, os grãos sejam armazenados corretamente. Para isso, são utilizadas tecnologias de ponta que iremos apresentar em seguida.
Continue lendo e entenda quais são os cuidados fundamentais tomados para a armazenagem de grãos.
Qual a importância da armazenagem de grãos?
O armazenamento de grãos busca proteger as características fundamentais dos grãos produzidos desde a colheita até a distribuição. Ou seja, a armazenagem é essencial para manter a integridade do produto caso você, produtor, queira comercializá-lo em um momento de mais tentabilidade para a colheita.
O período de armazenagem pode variar, desde períodos curtos até mais longos. Qualquer que seja a situação, é importantíssimo que estejam incluídas a higienização, secagem, procedimento de defensivo agrícola, carregamento, distribuição, etc.
Cuidados no armazenamento de grãos
O mercado oferece diferentes tipos de estrutura para os grãos armazenados, e cada modelo de armazenagem possui um custo-benefício e um risco. No entanto, seja qual for o modelo, alguns cuidados durante o processo de armazenagem são básicos.
Veja os, a seguir:
1. Limpeza e secagem
Antes que os grãos possam ser armazenados, é preciso que os grãos passem por um processo de beneficiamento, em que são limpos e secados para que não haja nenhuma impureza, restos culturais ou pragas.
Esses processos de limpeza e secagem são essenciais para evitar o desenvolvimento de doenças ou perda na qualidade do produto.
A Porto Cereais também oferece o serviço de beneficiamento e já falamos sobre isso por aqui no blog. Não deixe de conferir!
2. Termometria
Um dos aspetos mais importantes do armazenamento é a temperatura. A medição deve ser constante para o controle da preservação da produção. Se a temperatura ficar acima dos 18ºC pode haver a deterioração de materiais orgânicos, além do desenvolvimento de carunchos e traças.
A termometria, portanto, precisa ser realizada regularmente com sensores colocados estrategicamente no ambiente.
3. Local de armazenagem
Os grãos quando não recebem o tratamento correto, podem parecer rapidamente. Logo, a manutenção constante do armazenamento deve ser feita com uma boa ventilação, em ambientes cobertos e protegidos de animais.
No caso dos cereais, é imprescindível manter os animais longe, visto que aves, roedores e insetos vivem próximos às suas fontes de alimentação e conseguem adentrar pequenos espaços.
As vantagens dos silos metálicos de armazenagem de grãos
Os silos metálicos, construídos com chapas lisas ou corrugadas de ferro galvanizado, alumínio ou aço, são modelos de armazenamento com alta capacidade e uma série de vantagens.
O modelo de silo metálico é considerado de alto custo-benefício por ser uma fundação mais simples e com mais flexibilidade operacional. Em comparação ao silo de concreto, por exemplo, o custo por tonelada é muito menor.
Além disso, os silos metálicos são hoje a melhor alternativa para o armazenamento de cereais no mercado, devido à sua versatilidade, facilidade de montagem e higiene.
Na Porto Cereais o seu produto recebe todo o cuidado necessário e possível. Disponibilizamos silos de chapas de aço com altíssima resistência e a capacidade de armazenamento de até 120 mil sacas, garantindo a conservação dos grãos em estágio ideal.
Quer conhecer as nossas instalações antes de fechar essa parceria? Entre em contato!
O que você achou deste artigo? Antes de ir embora, deixe seu feedback nos comentários e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do blog!