Por que o beneficiamento de grãos é tão importante?
A Porto Cereais desenvolve e adota alta tecnologia para que nossos parceiros e consumidores recebam grãos de altíssima qualidade. Um dos serviços é o chamado beneficiamento de grãos.
Esse processo de beneficiamento do milho, do feijão, do arroz e tantos outros grãos cultivados pela nossa empresa tem o objetivo de remover materiais indesejáveis, para facilitar a secagem e o armazenamento. O resultado é um alto padrão de qualidade, de viabilidade e de pureza dos grãos.
Você quer saber como funciona e quais são as etapas do beneficiamento de grãos? Continue lendo!
O que é o beneficiamento de grãos e de sementes?
Antes de entender o passo a passo do processo de beneficiamento, precisamos entender o que é e como o beneficiamento de grãos está inserido dentro do programa de produção.
O beneficiamento, que é uma das etapas de finalização de produção de grãos, consiste na retirada das impurezas (talos, folhas, vagens, grãos mal formados, torrões de areia, entre outros) presentes em determinado lote. Essa “limpeza” é feita por máquinas de alta tecnologia que, com base na análise das diferenças entre os materiais, ou seja, em comparação a grãos perfeitos, materiais estranhos e outros, fazem a separação dos grãos.
No processo são utilizadas máquinas de ar e peneiras, que reduzem o volume de grãos e aumentam a uniformidade da massa, e uma mesa de gravidade (densimétrica) para o acabamento.
Por isso, o beneficiamento pode ser entendido como um processo de operações às quais o produto será submetido. O processo inicia ainda na recepção na unidade, até a embalagem e distribuição.
A importância do processo de beneficiamento
É preciso entender que na maioria das vezes a presença desses materiais indesejáveis, é alta. Essas impurezas podem dificultar a semeadura, a secagem e o armazenamento. No pior dos casos, ainda podem levar grãos de outras espécies para outras áreas.
Esse processo de beneficiamento é, portanto, uma etapa fundamental para que nossos parceiros obtenham grãos de alta qualidade, com um aproveitamento de quase 100%.
Etapas do beneficiamento de grãos
O processo de beneficiamento de grãos pode ser realizado em 5 etapas. Veja a seguir:
1. Identificação dos lotes
A primeira etapa, é claro, é a recepção dos grãos. Nesta etapa é feito o processo de caracterização e identificação dos lotes, entendendo os atributos físicos e fisiológicos similares dos grãos presentes.
2. Amostragem
Com as características já estudadas, é feita uma pequena amostragem onde uma fração dos grãos que irá representar todo o lote. Desta forma, será feita a avaliação da qualidade, determinando a umidade, pureza e viabilidade.
3. Pré-limpeza
Para a pré-limpeza são utilizadas as máquinas de ar e peneiras, para a remoção de materiais grandes, deixando o lote mais leve e menor. Como o nome da etapa já diz, a pré-limpeza ainda não considera a qualidade do grão.
4. Operações especiais
A etapa de operações especiais é realizada para tipos de grãos que possuem, por exemplo, desaristamento, debulha, descascamento e escarificação. É o caso do processo de beneficiamento do milho.
5. Limpeza das sementes
Por fim, o foco passa a ser a qualidade do grão. Nesta etapa, são removidos os grãos que tenham diferença física entre os componentes. São analisadas largura, espessura, comprimento, peso, forma, peso específico, textura superficial, cor, condutibilidade elétrica e afinidade por líquidos.
Após esta etapa, os grãos são embalados e, ou armazenados, ou levados para a distribuição. Em caso de armazenamento, será necessário condições especiais para preservar a qualidade.
A Porto Cereais se compromete com todas as etapas da produção de grãos. Do beneficiamento ao armazenamento e à distribuição. Quer iniciar essa parceria de tradição e transparência? Entre em contato!
O que você achou deste artigo? Antes de ir embora, deixe seu feedback nos comentários e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do blog!